O que é IRC das lâmpadas?

Por buildn

O IRC como geralmente é definido nas especificações das lâmpadas é o Índice de Reprodução de Cor de uma lâmpada, ok, mas o que exatamente é isso?

Vamos começar do começo, todo objeto que é visível para nós por conta da luz de fonte natural ou artificial que batem nesses objetivos e são refletidas para os nossos olhos. Essa equação é recheada de variáveis que podem ser alteradas dependendo das partes envolvidas.

Dito isso e sabendo que a lâmpada é um tipo de fonte de luz artificial, podemos concluir que ela influencia diretamente na forma como enxergamos o objeto e é ai que entra o IRC, que é a capacidade que essa iluminação tem re refletir cores que sejam mais fieis ao objeto.

O “estado da arte” em qualidade de iluminação é sol, ele tem o IRC de 100 ou seja, reflete fielmente as cores dos objetos que está iluminando.

Vamos ver agora na prática, como a alteração do IRC pode afetar uma cena:

Diferença de IRC

Veja que nessa figura quando menor o IRC mais opaca vai ficando a imagem.

Isso acontece em todos os objetos ou até mesmo nas plantas, quanto menor o IRC de uma luminária ou lâmpada, menor será a capacidade de refletir as cores verdadeiras presentes no ambiente, fazendo com que fique uma impressão de um ambiente desbotado.